domingo, 22 de setembro de 2024

O Dia dos Mortos se aproxima...

Saudações amado blog e eventuais leitores.

Já tem um bom tempo que não escrevo. Não só por aqui mas também não adentrei mais a minha Torre Oculta, seguramente abrigada pela floresta da imaginação e margeada pelo mar do inconsciente, de onde posso ver com amplitude o movimento de muitas histórias que anseiam nascer, imagens e memórias que nunca me ocorreram mas que sempre existiram, em formas que são hora etéreas, sombrias e constantes, outras são breves, vívidas e explosivas. Lá, no alto da Torre, aguarda-me uma cadeira, uma simples escrivaninha e uma máquina de escrever. A minha companhia é uma janela para um mundo que desconheço...e um ser terrível, cuja presença se faz sentir mas cuja a face não posso vislumbrar...

Acho que isto deixa claro que faz um certo tempo que não escrevo minhas ficções, mas isto está bem; e penso sinceramente que admitir que isto está bem é um grande conquista para mim. Já disse por aqui que escrever é uma grande paixão mas também um grande trauma, uma atividade que vem acorrentada a muita culpa, dor, vergonha e uma porção de outros demônios que prefiro evocar através de meios fictícios mesmo (ou sob o testemunho sigiloso de minha terapeuta). Então há algum tempo atrás se eu parasse de escrever algo com que estava compenetrado por semanas à fio eu provavelmente entraria em um túnel de miséria e autodepreciação intenso, mas agora posso olhar para um período de inatividade com tranquilidade e ver o que ele realmente é e o que significa e, melhor do que isso tudo, ainda manter a paixão e o encanto pela arte, o que é algo realmente satisfatório pra mim. 

Entre agosto e setembro muitas coisas divertidas aconteceram e algumas questões pessoais brotaram e tudo isso exigiu muita atenção e energia de mim então posso entender como compreensível que tenha parado de escrever por um tempo. Não quero entrar em detalhes aqui mas nesse meio tempo fiz muitas coisas divertidíssimas e que fizeram muito bem para mim: viajei de avião pela primeira vez e pude ver o mundo há 10 mil pés, visitei meu velho amigo e conheci a cidade de Manaus, mergulhei no Rio Negro, fui a um show do Ratos de Porão, moshei... 

Foram dias de diversão e redescoberta, dias que serviram para reorganizar algumas ideias e colocar algumas forças em movimento mais uma vez e estou muito bem com isso. 

Agora vamos aos mortos.

https://img.clipart-library.com/2/clip-black-and-white-jack-o-lantern/clip-black-and-white-jack-o-lantern-7.jpg

Há quem diga que é uma festa gringa, que pertence aos norte-americanos, que é tão comercial como todas as outras festividades do ano e que só serve para vender doces para crianças, mas para mim o Halloween, ou o Dia dos Mortos, é muito mais que isso: para mim se trata de uma data que possibilita observar a morte de uma maneira saudável e até mesmo celebrá-la, um momento de fazer as pazes com ela e entender que ela é parte fundamental de nossa vida e, aliás, uma grande amiga que nos lembra o quanto a vida é algo precioso. Também acho que é um momento especial para olharmos para os nossos monstros e demônios interiores, compreendê-los e lhes darmos um bom abraço para ensiná-los que eles não são tão malvados assim como eles pensam, apenas mal compreendidos.

Mas se você quiser ver o Halloween (ou Dia dos Mortos, ou Dia das Bruxas ou seja lá como você chama) apenas como uma data para maratonar filmes de terror, se vestir de drácula e fazer farra com os amigos eu também acho muito válido e vou ficar feliz se me convidar pra algo. É uma data festiva e tão válida quanto as demais; quem quer que lhe critique por ser uma festa gringa ou boba simplesmente está se amargando com um jeito de pensar mesquinho e quer que você se sinta igual. Ignore essa pessoa.

Este ano tive um plano muito simples e divertido para o Halloween que é uma longa maratona de filmes de terror: para cada dia de outubro pretendo assistir ao menos um filme de terror. Em sua maioria são clássicos que vou revisitar, mas também há alguns ai que nunca assisti antes.

Ainda estou pensando em trocar The Shining por sua continuação (Dr Sleep) e talvez eu deva encerrar o mês com algo melhor que House on Haunted Hill...

 

Percebam a organização deste belo calendário de filmes: nos domingos, filmes recentes, nas terças filmes que começam com "The", na terça verdadeiras obras de arte do cinema de horror, na quarta zumbis, na quinta slashers e na sexta filmes que realmente nos dão muito medo (eu e a Thais pelo menos). Aos sábados comédias de terror e animações. Tudo isso vai ser regado com uma receita de ponche especial para a data.

Eu e a Thais também pretendemos fazer um "Doces ou Travessuras" com a Aninha, a minha cunhadinha de 11 anos . Há um grupo de amigos aqui na minha cidade que se dedica a levar as crianças em casas específicas para fazer isso (já que a festa ainda não é tão popular assim) e desta vez não vamos receber as pessoas com doces, mas vamos sair para buscar e já sinto que vai ser muito divertido. Também pretendemos decorar a casa inteira este ano e isso vai ser ainda mais divertido.

Tudo no Halloween me agrada e é muito mágico pra mim. O horror é algo mágico pra mim e não (apenas) por ser macabro, mas por ter essa capacidade de acessar de uma forma muito certeira e às vezes rápida o âmago das pessoas. Passado o medo e o susto a gente consegue olhar para o que é verdadeiro ou não, para o que de fato é valioso e então abraçar aquilo e defender com toda a nossa força, mesmo que um cara de dois metros e meio usando uma máscara esteja atrás da gente com um facão ensanguentado. Livros e filmes de terror sempre estiveram entre meus favoritos e quando chega esta época eles tem até um sabor especial, diferente. Este é o período do ano em que mais assisto filmes (de terror, obviamente) e mesmo que exista medo também há uma certa liberdade e conforto envolvidos também, como se estivesse acessando uma parte profunda e genuína de mim....difícil de explicar.

Também estou pensando em montar uma grande lista de livros de horror que ainda não li. Isto certamente vai durar mais do que outubro mas pode muito bem ser uma lista de "Leia até o Halloween". Acho que pode funcionar.

Bem, mal posso esperar por outubro. Que as almas vaguem por todos os cantos, que os mortos levantem e puxem nossos pés e que os piores pesadelos visitem nossos sonos. Quem sabe assim a gente acorda pra vida!

                                                                     https://img.clipart-library.com/2/clip-black-and-white-jack-o-lantern/clip-black-and-white-jack-o-lantern-7.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário